terça-feira, 15 de fevereiro de 2011

Mundo atual e o termo “Pregar o Evangelho”

Hoje em dia sabemos que o mundo está cercado de maldade e perdição, é comum vermos pessoas morrerem por nada, ou mesmo pessoas tendo como “normais” alguns fatos exorbitantes, como sexo fora do casamento, aborto, homossexualismo, ficar sem compromisso, são os fatos em destaque, sem duvida nenhuma cabe a igreja parar de se centralizar em seus problemas internos para olhar atentamente para esses assuntos. Gostaria frisar de quem exatamente é essa responsabilidade, quem realmente tem capacidade para isso.
Mt 28:16-20, diz assim:” Seguiram os onze discípulos para a Galiléia, para o monte que Jesus lhes designara. E quando o viram, o adoraram; mas alguns duvidaram. Jesus, aproximando-se, falou-lhes, dizendo: Toda a autoridade me foi dada no céu e na terra.  Ide, portanto, fazei discípulos de todas as nações, batizando-os em nome do Pai, e do Filho, e do Espírito Santo; ensinando-os a guardar todas as coisas que vos tenho ordenado. E eis que estou convosco todos os dias até à consumação do século.
Esse é um texto fantástico onde Deus expressa bem o que ele de fato quer da gente, além dos mandamentos de amar a Deus sobre todas as coisas e o de Amar ao seu próximo como a si mesmo, ele expressa um outro fato que devemos fazer; “fazei discípulos de todas as nações, batizando-os em nome do Pai, e do Filho, e do Espírito Santo.”
O texto retrata claramente qual deve ser nosso objetivo como cristãos, porém não é somente ele que nos diz isso, em II Tm 4:2,5 Timótio também relata sobre esse assunto. “pregue a palavra, insta, quer seja oportuno, quer não, corrige, repreende, exorta com toda a longanimidade e doutrina. Pois haverá tempo em que não suportarão a sã doutrina; pelo contrário, cercar-se-ão de mestres segundo as suas próprias cobiças, como que sentindo coceira nos ouvidos; e se recusarão a dar ouvidos à verdade, entregando-se às fábulas.
Mas como devemos pregar o evangelho? 
Não devemos tentar enfiar o evangelho de goela a baixo em pessoas (coisa que a maioria das igrejas fazem, isso ocorre de várias maneiras, a principal delas é fazer com que a pessoa seja seguidora da palavra apenas pelo fato dela ter medo de ir ao inferno, ou mesmo em que apenas se ela for para igreja ele terá uma vida próspera, algo que é desejo de todos da terra), e sim devemos ir e levar o evangelho de forma amorosa expressando o infinito amor de Cristo, Paulo não disse para sermos seguidores de Cristo (I Co 11.1) então por que não expressarmos de forma digna o que cristo de fato foi, sei que isso não é uma das coisas mais fáceis de serem feitas, porém não é impossível de se fazer, pois cristo foi de carne e osso como nós somos hoje, ele passou pelas mesmas ou piores tentações que passamos diariamente, de forma digna e espelhável. Então devemos servir como espelhos nesse mundo, sendo diferente de nossos amigos ímpios, e tendo sempre em mente o Deus que temos. Porque hoje em dia temos muito o conceito de querer visualizar apenas nosso lado de forma que não nos preocupamos com nosso próximo.
Que a Paz de Deus esteja com todos vós.
Abraços

Um comentário:

  1. Lucas, gostei muito do texto.Você está de parabéns. Continue escrevendo de modo que a palavra de fé e a tolerância sejam levadas aos corações das pessoas.
    Parabéns!
    Prof. Gustavo Silva

    ResponderExcluir